Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

11 de Janeiro de 2018
Prefeitura, UNIFAE e Santa Casa assinam convênio para gestão do hospital

Assinatura do convênio no Salão Nobre do Executivo

Prefeitura, Centro Universitário UNIFAE e Irmandade da Santa Casa Dona Carolina Malheiros assinaram na tarde desta quarta-feira, 10, o convênio que autoriza o UNIFAE a assumir a gestão da Santa Casa.

De autoria do Executivo, a Lei 4.256, aprovada pela Câmara Municipal, estipula prazo de vigência de cinco anos do convênio, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com o documento, caberá ao Centro Universitário celebrar convênios, termos de cooperação técnica nas áreas de saúde e educação, especialmente para a instituição de programas de estágio e internato do curso de Medicina.

Promover melhorias no atendimento à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) está entre as prioridades do convênio.

“O trabalho será desenvolvido em parceria. A UNIFAE está assumindo a Santa Casa prestando serviços de orientação, direcionamento e experiência de gestão. Eu confio muito que todos nós vamos colocar as coisas nos eixos, porém, com calma e tranquilidade. Vamos tentar dar a nossa colaboração junto com a Prefeitura, Irmandade e Plano Mais Saúde ”, afirmou o reitor Francisco Arten.

Acordo prevê investimentos de R$ 6 milhões na Santa Casa em 2018

Segundo o pró-reitor Administrativo do UNIFAE, Marco Aurélio Ferreira, o plano de trabalho e o projeto pedagógico do curso de Medicina estão definidos, bem como o planejamento financeiro para 2018, que prevê aportes de R$ 6 milhões.

“Neste primeiro momento, esses valores são para socorrer as necessidades da Santa Casa com investimentos em suprimentos, novas alas, reformas da UTI e centro cirúrgico, para que a instituição esteja pronta para receber os nossos alunos no próximo semestre”.

Proposta de parceria entre as instituições foi iniciativa da Prefeitura

A proposta de parceria surgiu em julho do ano passado, por iniciativa do prefeito Vanderlei, que defendeu a ideia de o UNIFAE assumir a Santa Casa, para tornar o hospital uma extensão do curso de Medicina, objetivando melhoria no atendimento à população.

“Nós já havíamos enfrentado o desafio de implantar o curso de Medicina. Agora, os dois últimos anos do curso serão dentro da Santa Casa. Isso traz muitos benefícios não só financeiros, mas de atendimento para as pessoas. Tenho certeza que nós vamos avançar muito na saúde. Estamos dando uma solução definitiva. Acredito que é uma das maiores revoluções em termos de saúde na cidade”, afirma o prefeito.

Administrador será indicado pelo UNIFAE, com aprovação da Prefeitura

O provedor da Santa Casa, Antonio Fernandes Filho, afirma que o futuro administrador do hospital será indicado pelo UNIFAE, com aprovação da Prefeitura. “E assim, ele administrador fará a gestão junto com a mesa e Irmandade. Estas são as razões do convênio: zerar o déficit, pagar dívidas e melhorar a Santa Casa em todos os sentidos. Esse é o objetivo para mantê-la viva e atender a população”, disse o provedor.

O ato de assinatura foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gerson Araújo, e dos vereadores Bira, Odair Pirinoto, Sebastião Néris, Professora Can e Patrícia Magalhães. Também estiveram presentes professores e coordenadores do curso de Medicina do UNIFAE, membros da Irmandade da Santa Casa e diretores da Prefeitura.

PROGRAMA EXIBIDO EM
08/09/2018