Bom dia! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:


Chefia de Gabinete
Administração
Ass. de Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Planejamento
Assessoria de Trânsito e Segurança
Assistência Social
Comunicação Social
Cultura
Educação
Engenharia
Esportes
Finanças
Jurídico
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento
Recursos Humanos
Saúde
Secretaria Geral
Serviços, Obras e Infraestrutura
Turismo


Procurar por uma cidade como São João da Boa Vista, identifica-o como empresário exigente e que procura o que há de melhor em termos de infra-estrutura adequada aliada a uma excepcional qualidade de vida.


SÃO JOÃO EM NOTÍCIAS
Sábado 16 de Dezembro de 2017

11 de Outubro de 2017
Programa Criança Feliz será desenvolvido na cidade

 
 
 

Visitadoras treinadas orientarão as famílias sobre a primeira infância

O Programa Criança Feliz, do Governo Federal, foi apresentado em São João da Boa Vista no dia 11. A apresentação ocorreu no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, da diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e profissionais da área de assistência social, saúde e educação.

“Agora teremos a parte operacional do programa, capacitação dos visitadores e mapeamento das crianças e gestantes”, conta a diretora Eliane. “As atividades estão previstas para começar na segunda quinzena de novembro”.

Programa Criança Feliz

O projeto incentiva pais e familiares a estimularem corretamente o desenvolvimento das crianças – em especial, as da faixa etária de zero a três anos. Para isso, são agendadas visitas frequentes de profissionais treinados para orientar os parentes e propor atividades específicas de crescimento intelectual, psicológico e motor. Além disso, oferecem dicas de nutrição para a primeira infância.

A proposta de trabalho foi elaborada com base no referencial teórico do documento “Cuidados Para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O modelo foi utilizado em diversos países, com famílias de diferentes perfis – as que estão em situação de pobreza, com crianças desnutridas, com deficiência ou em situação de risco, por exemplo.

O público prioritário do Programa Criança Feliz são crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família; as gestantes e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; e crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“As famílias serão convidadas a participar, sem obrigatoriedade de aceitar”, ressalta a supervisora do programa, Sônia Urtado. “A primeira meta é alcançar 200 pessoas, entre crianças de zero a três anos e gestantes. No futuro, pretendemos ampliar o público-alvo”.

Resultados

223 municípios no Estado de São Paulo estão elegíveis ou já implantaram o Programa Criança Feliz e o atendimento é feito por mais de mil visitadoras, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Vários países aplicam projetos semelhantes com bons resultados, como a Jamaica. Lá, um programa orientado pelo CDC foi colocado em prática há duas décadas. 17 anos depois, uma pesquisa comprovou que as crianças participantes apresentaram resultados intelectuais, socioafetivos, linguísticos e motores superiores a outras da mesma idade e condição social.

[ Voltar ]




A Cidade de São João
Atualização Cadastral de IPTU
Alvarás Emitidos - Validação
Cemitério
Compras e Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Coleta Seletiva
Consulta de Processos
Detran - SP
Diagnóstico Sócioeconômico
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
Exemplo Memorial de Atividades
IPVA
Jornal Oficial
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Transparência Fiscal
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Repasses ao Terceiro Setor
Plano Municipal de Acessibilidade
 













Vagas Abertas


©2017 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 366
Centro - CEP 13870-223
São João da Boa Vista-SP
CONTATOS
Central: (19) 3634-1000
Pátio: (19) 3634-8000
Ouvidoria: 0800 7730156

Setor de Fiscalização: (19) 3634-1018
Setor de Licitações: (19) 3634-8006
WebSite: (19) 3634-2644 - sti@saojoao.sp.gov.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Dg3 Comunicação