Quinta-Feira 18 de Outubro de 2018

18 de Setembro de 2017
Dois espetáculos da Semana Guiomar Novaes terão audiodescrição

Recurso de acessibilidade comunicacional amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual

A audiodescrição será pela primeira vez utilizada em São João da Boa Vista. Nos dias 25 e 26 de setembro, na Semana Guiomar Novaes, serão apresentados dois espetáculos com audiodescrição no Theatro Municipal: a peça Sobre Ratos e Homens e a ópera La Traviata.

Além das pessoas com deficiência visual, idosos, pessoas com deficiência intelectual e até sem deficiência ou dificuldade de compreensão poderão fazer uso do recurso.

“Queremos que as pessoas com deficiência visual da região possam experimentar o recurso e possam sentir a emoção de ter acesso a todo o conteúdo imagético dos espetáculos. Saber como são os personagens, como estão vestidos, como se deslocam pelo cenário, como é o cenário... É assistir e poder entender, comentar o que assistiu. É sentir-se respeitado em seu direito de espectador”, explica Lívia Motta, responsável pela audiodescrição.

O que é audiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional, que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em todos os tipos de espetáculos, produtos audiovisuais e eventos, sejam eles acadêmicos, científicos, sociais ou religiosos, por meio de informação sonora.

Transforma as informações visuais em palavras, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar.

Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos, pessoas com déficit de atenção, autistas, disléxicos e outros.

Uso cada vez mais frequente

O uso do recurso tem sido cada vez mais frequente em espetáculos (peças de teatro, musicais, espetáculos de dança, espetáculos de circo, shows, stand ups, óperas e outros), programas de televisão, exposições em museus, produtos audiovisuais, livros, publicações online, eventos sociais, principalmente nos grandes centros, sendo responsável por um movimento de inclusão cultural.

Pessoas cegas e com baixa visão também podem ser consumidoras de cultura, desde que sejam respeitadas em seus direitos de acessibilidade comunicacional. Quem assiste a um espetáculo, evento, produto ou programa de TV com audiodescrição percebe como é bom ter acesso às informações que as pessoas que enxergam têm, sente-se respeitado e incluído.

Passa a reivindicar o recurso em outros produtos, programas, eventos ou espetáculos e a compor um novo público consumidor de cultura que tem acesso à arte, informação e cultura por meio das palavras.

PROGRAMA EXIBIDO EM
06/10/2018