Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:


Gabinete do Prefeito
Administração
Recursos Humanos
Comunicação Social
Cultura
Educação
Engenharia
Esportes
Finanças
Jurídico
Serviços, Obras e Infraestrutura
Ass. Planej. Gestão e Desenvolvimento
Assistência Social
Saúde
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento


Procurar por uma cidade como São João da Boa Vista, identifica-o como empresário exigente e que procura o que há de melhor em termos de infra-estrutura adequada aliada a uma excepcional qualidade de vida.


SÃO JOÃO EM NOTÍCIAS
Terça-Feira 23 de Maio de 2017

15 de Maio de 2017
Cantor Marcelo Costa abre a 3ª edição da Semana Fica-Fica

Programação da Semana Fica-Fica
Cantor Marcelo Costa, Fica-Fica e Neno Quessa (Foto: arquivo da família)

Evento que incentiva a música sertaneja terá quatro noites de shows em diferentes praças públicas   

A 3ª edição da Semana Fica-Fica, evento da Prefeitura que presta homenagens a Gavino Quessa, um dos mais populares comunicadores da história do rádio sanjoanense, começa na quinta-feira, dia 25 de maio, às 20h30, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, com entrada gratuita. 

A programação, coordenada e apoiada pelo Departamento Municipal de Cultura, reserva quatro noites de muita música sertaneja em diferentes regiões da cidade.

A atração de destaque deste ano é o renomado cantor e apresentador Marcelo Costa - conhecido do público por comandar o “Especial Sertanejo” da TV Record, por quase 20 anos. Natural de Andradas (MG), nos tempos de emissora, o artista exibiu os principais nomes do gênero musical. Na Semana Fica-Fica, ele sobe ao palco com a dupla Caíque e Kauê.

Na segunda noite, sexta-feira, dia 26, às 20h, o som chega à Praça Jair Januzzi (Praça da Viola), no Jardim Europa. Na oportunidade, o público assiste ao show da Orquestra de Viola Mogimiriana. 

No outro lado da cidade, sábado, dia 27, às 20h, a Orquestra de Viola Caipira de Tapiratiba visita a Praça Benedito Galli, no Jardim Nova República. Os violeiros interpretam obras como “Carro de Boi”, “Menino da Porteira” e “Caminheiro”. 

O encerramento ocorre no domingo, dia 28, na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Caslini), com o “Baile na Praça”, apresentado pelo cantor Serginho, a partir das 20h. 

Instituída por meio de lei municipal como Semana da Música Sertaneja Gavino Quessa, a iniciativa, incluída no calendário de eventos do município, é de autoria do vereador Luís Carlos Domiciano (Bira). Na primeira edição, em 2013, o evento contou com o show da dupla Belmonte e Amaraí. 

Fica-Fica

Responsável por propagar o famoso bordão “Zé Capoeira, acertou a rodeira, prega fogo! ”, Gavino Quessa, o Fica-Fica, começou a carreira artística em 1947. Nascido em Andradas, no Sul de Minas Gerais, em 1922, o comunicador era filho de imigrantes italianos. Mais tarde, se tornaria um dos radialistas mais populares de São João da Boa Vista e região. 

Numa época em que o rádio fazia parte, com exclusividade, da vida cotidiana e imaginário da população, Fica-Fica apresentou programas de auditório (Difusora ZYJ6) e produziu as atrações “Terra Sempre Terra, “Amanhecer no Sertão”, “Viola de Ouro” e “Festa na Fazenda”, na rádio Piratininga AM 970. 

Locutor de sucesso, Fica-Fica participou de incontáveis exibições teatrais e circenses tanto na zona urbana quanto na zona rural. Uma de suas marcas era prestigiar e, principalmente, apoiar artistas locais. Em seus shows, realizados na cidade, o radialista teve a oportunidade de apresentar as estrelas Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Elke Maravilha, Trio Parada Dura e Irmãs Galvão (As Galvão). 

Devido aos excelentes serviços prestados no rádio em favor da cidade e região, ele recebeu do presidente da Câmara Municipal, Sidney Beraldo, o título de Cidadão Sanjoanense, em 1982. 

Antes conquistar os ouvintes, o comunicador exerceu as funções de chofer de taxi, vendedor de peixe e frutas, trabalhou em ferro velho e tornou-se dono da famosa loja “Jeca Tatu”, no antigo mercado municipal. 

A morte de Fica-Fica aconteceu em 1994. Porém, o comunicador manteve sua história e jargões vivos por meio das homenagens prestadas. Uma delas é a inclusão do seu nome no bosque Gavino Quessa, localizado nas proximidades do clube Mantiqueira. Outra lembrança é a semana dedicada ao incentivo da música sertaneja. 

Os filhos, Osvaldo Quessa e Neno Quessa, herdaram o dom do pai e continuam na rádio Piratininga onde apresentam os programas “Terra sempre Terra” e “Manhãs na Roça”, respectivamente, aos sábados e domingos. 

 

[ Voltar ]


 

A Cidade de São João
Alvarás Emitidos - Validação
Cemitério
Compras e Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Coleta Seletiva
Consulta de Processos
Detran - SP
Diagnóstico Sócioeconômico
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
Em Dia com a Prefeitura
Exemplo Memorial de Atividades
IPVA
Jornal Oficial
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Programas de Metas
Transparência Fiscal
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Repasses ao Terceiro Setor
Plano Municipal de Acessibilidade
 











Vagas Abertas


©2017 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 366
Centro - CEP 13870-223
São João da Boa Vista-SP
CONTATOS
Central: (19) 3634-1000
Pátio: (19) 3634-8000
Ouvidoria: 0800 7730156

Setor de Fiscalização: (19) 3634-1018
Setor de Licitações: (19) 3634-8006
WebSite: (19) 3634-2644 - sti@saojoao.sp.gov.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Dg3 Comunicação